Você quer empreender com gestão ou sem gestão?

Empreender no Brasil é uma realidade cultural.

Estatísticas mostram que o país tem as mais altas taxas de iniciativa empreendedora do mundo. Mas também mostram que a qualidade desse empreendedorismo deixa a desejar em quesitos como inovação e busca pela expansão dos negócios, por exemplo.

Uma rápida análise sobre o panorama do empreendedorismo no Brasil revela com clareza essas e outras informações.

Mas o que a SUA EMPRESA pode fazer para não ser mais uma a confirmar esses dados estatísticos?  É o que veremos neste artigo.

Obstáculos ao crescimento das PMEs no Brasil

Há obstáculos que já estão postos quando se decide empreender, como a instabilidade da economia ou o anacronismo de algumas obrigações legais, por exemplo.

Na prática, saber lidar com estes fatores é pré-requisito para uma empresa existir. Não há como aguardar por condições ideais para só então empreender.

Já outros obstáculos surgem dos próprios erros de gestão das empresas. Aqui estão as reais causas da dificuldade de crescimento.

São erros que sua empresa jamais deve cometer, mas se já tiver cometido, passe a entendê-los como oportunidades de crescimento.

Listamos a seguir cinco dos mais comuns erros de gestão das PMEs.

Cinco erros de gestão, cinco oportunidades de crescimento

1.      Ausência de planejamento

Muitas empresas nascem do impulso de querer explorar oportunidades que se apresentam no mercado.

Mesmo empresas já estabelecidas são tentadas a buscar esse caminho. Assim é o espírito empreendedor. Mas quanto de racionalidade há nessa decisão?

Só um planejamento criterioso é capaz de estabelecer referências para uma atuação segura da empresa, livre de riscos desnecessários.

2.      Ausência de estrutura e processos bem definidos

PMEs são iniciativas individuais ou de pequenos grupos de sócios. É natural que elas nasçam com uma estrutura bastante enxuta.

Com o tempo, essa estrutura tende a limitar as possibilidades de crescimento do negócio. Ou então, ela se sobrecarrega a tal ponto que começa a se mostrar contraproducente.

É importante ajustar a estrutura e os processos internos da empresa ao seu real potencial de crescimento.

3.      Ausência de um controle financeiro rígido

Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais dos sócios-proprietários e controlar de forma precária os custos e o capital de giro são práticas ainda comuns nas PMEs.

Sem um bom conhecimento e um bom controle de toda a mecânica que rege entradas e saídas de recursos, o fôlego financeiro da empresa não resiste por muito tempo.

4.      Ausência de uma política de retenção de talentos

PMEs são muito dependentes de seus poucos e dedicados colaboradores. Por outro lado, o mercado de trabalho é rico em oportunidades.

Valorizar os colaboradores é essencial para atrair e reter bons profissionais.

Essa valorização não necessariamente se restringe ao aspecto financeiro. Com criatividade é possível manter colaboradores talentosos e motivados.

5.      Ausência de ações de marketing

Desenvolver produtos ou serviços de qualidade não garante suas vendas.

Sem uma ação de marketing, sua empresa será ignorada pelos consumidores, ainda mais na época atual, em que a internet se tornou o grande “balcão de negócios” de toda a atividade econômica. Lá estão dezenas, centenas ou até milhares de concorrentes da sua empresa, em intensa campanha de divulgação de suas marcas.

Empreender no Brasil: meritocracia pura

Eis aí um rápido retrato do que é empreender no Brasil. Sem dúvida uma jornada heroica, que premia de forma justa a quem demonstra méritos para atravessá-la.

E a sua empresa, tem convivido com algumas das questões citadas neste artigo? Que outras preocupações têm se colocado em seu caminho?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s