Ao mesmo tempo em que têm liberdade para estabelecer sua própria rotina, freelancers precisam ter um cuidado redobrado com a disciplina e a organização, para não se perderem na gestão das tarefas do dia a dia, mantendo a qualidade e a produtividade em seu trabalho.

Pois em meio aos muitos aplicativos disponíveis no mercado, voltados para as mais diversas finalidades, eis que alguns parecem ter sido desenvolvidos sob medida para freelancers. São ferramentas que podem dar ao seu trabalho o ritmo e a dinâmica que eles tanto procuram.

A seguir indicamos alguns dos melhores aplicativos disponíveis no mercado para auxiliar os freelancers em sua gestão diária de afazeres. Acompanhe.

Aplicativos para armazenamento de dados e arquivos

Poder trabalhar remotamente, não só em casa, mas também na sala de espera do consultório médico ou no banco do táxi ou do ônibus em meio ao trânsito. Poder iniciar ou retomar um trabalho estando em qualquer lugar, sem a necessidade de ter que retornar até o escritório para só então começar a produzir.

Desde que o armazenamento de dados e arquivos na nuvem se tornou uma realidade, muitos freelancers (e outros profissionais também) ganharam a oportunidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, bastando para isso um dispositivo de acesso, que pode ser um computador de mesa mesmo ou um notebook, um tablet, um smartphone.

Entre os aplicativos que permitem salvar e acessar arquivos na nuvem, destacam-se:

  • O Dropbox;
  • O Google Docs, para arquivos do Office (Word, Excel, Powerpoint);
  • O Google Drive.

Além das facilidades de armazenamento e acesso, essas ferramentas também permitem o compartilhamento dos arquivos com outras pessoas, outra facilidade que torna muito mais produtiva a interação entre clientes, fornecedores e parceiros.

Aplicativos para agenda e anotações

Assim como é possível colocar a mão na massa a partir de qualquer lugar, também deveria ser possível tomar notas, agendar compromissos e organizar-se com a mesma facilidade.

Pois usando o mesmo recurso do armazenamento na nuvem, existem os aplicativos que fazem as vezes de agenda e bloco de notas, com nítidas vantagens em relação a seus similares tradicionais em papel. Nessa categoria de aplicativos, destacam-se:

  • O Wunderlist;
  • O Evernote;
  • O Google Agenda;
  • O Remember the Milk.

Entre as vantagens adicionais dessas ferramentas, podemos citar que eles emitem avisos para lembrar sobre os compromissos agendados, permitem o acesso e o compartilhamento de dados a partir de computadores, tablets e smartphones, alguns permitem disparar emails, outros permitem delegar tarefas.

Aplicativos para controle de produtividade

Uma das técnicas de produtividade mais difundidas em todo mundo é a Pomodoro, que muito resumidamente consiste em intercalar intervalos de produtividade e foco total com pequenas pausas.

E não é que existem aplicativos que implementam um controle do uso dessa técnica, auxiliando na cronometragem dos intervalos e gerando relatórios de avaliação?

Destacamos nessa categoria os seguintes aplicativos:

  • Focus Booster;
  • Brain Focus Productivity Timer.

Outros aplicativos

  • O Free Conference Call permite realizar uma conferência com várias pessoas a partir de um smartphone; ele também permite a gravação de conversas;
  • O InvoiceExpress é um auxiliar contábil que lida com faturas, recibos e outros documentos; funciona mesmo offline, atualizando os dados quando volta a ficar online;
  • O Mobills permite registrar e controlar movimentações financeiras; emite avisos para o vencimento de contas a pagar e gera relatórios detalhados;
  • O RescueTime registra e fornece relatórios sobre como a pessoa usa seu tempo na internet; ideal para identificar a perda de tempo navegando por sites que pouco ou nada têm a ver com a atividade profissional.

Aplicativos estão sempre evoluindo

Além dos aplicativos citados aqui, existem muitos outros que podem contribuir para tornar mais produtivo o trabalho dos freelancers. O mercado de aplicativos está em franca evolução. Ficar de olho nas novidades é uma ótima maneira de investir na carreira.